Esta receita Massa à Lavrador é uma receita típica no Douro na altura das vindimas. Traz-nos à memória a época antiga das vindimas e as suas refeições à lavrador bastante enérgicas! Eram assim para que todos pudessem aguentar um longo dia de trabalho, que começava com o nascer do sol e terminava com as “meias-noites” nos lagares.
Em muitas quintas as refeições eram preparadas pela caseira, cozinhadas nos potes de ferro. A ementa, geralmente era caldo de feijão, massa ou arroz de feijão, rancho, massa à lavrador e feijoada.
- 500 g de massa macarronete
- 500 g de feijão encarnado demolhado
- 150 g de barriga de porco
- 150 g de carne da cabeça
- 150 g de vitela
- 1/2 pernil de porco (do lado da unha)
- 1 chouriço de carne
- 1 chouriço de sangue
- 1/2 couve-lombarda pequena
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- Azeite virgem Ouro da Fábrica q.b.
- Salsa picada q.b.
- Sal e pimenta q.b.
- Coza o feijão numa panela com água abundante e sal, até ficar macio. Retire do lume e reserve.
- Descasque as cebolas e os alhos, pique-os e refogue-os num tacho com o azeite virgem Ouro da Fábrica. Junte as carnes cortadas em pequenos pedaços e os enchidos em rodelas, tempere com pimenta, salsa e o louro e deixe saltear.
- Adicione depois o feijão cozido com o caldo, a massa e a couve cortada em pedaços, retifique os temperos de sal e deixe cozer e apurar. Sirva quente.
Antigamente quando terminavam as vindimas era colocado um ramo de oliveira na última carga para o lagar ou era oferecido um ramo de oliveira ao patrão, este oferecia por fim, uma iguaria de filhós.
Essa tradição antiga, adaptou-se aos dias de hoje em que ainda é habitual o patrão dar as “filhoses” aos seus trabalhadores, que se traduz num almoço ou jantar convívio que por norma acontece no último dia da vindima, é objetivo aliviar o trabalho árduo do período da vindima com um grande convívio, comemorando-se a união entre os trabalhadores e patrões.